O Rock and Roll

O rock and roll

conhecido também como rock’n’roll, é um estilo musical que surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 1940 e início dos anos 1950, com raízes nos estilos musicais norte-americanos, como: countrybluesR&B e gospel, e que rapidamente se espalhou para o resto do mundo.

O instrumento mais comum neste estilo é a guitarra, sempre presente nas bandas, podendo possuir um único instrumentista, ou dois com funções diferenciadas (guitarrista base e solo).

Normalmente, as bandas, além do instrumento predominante, a guitarra, são formadas por um: contrabaixo (após 1950, um baixo elétrico) e uma bateria. Nos primórdios do rock and roll, também se utilizava o piano ou o saxofone frequentemente como instrumentos bases, mas estes foram substituídos ou suplantados geralmente pela guitarra a partir da metade dos anos 1950.

A batida é essencialmente um Blues com Country com contratempo acentuado, este último quase fornecido por uma caixa-clara. A enorme popularidade e eventual visão no mundo inteiro do rock and roll deu-lhe um impacto social único. Muito além de ser simplesmente um gênero musical, como visto nos filmes e na televisão e de acordo com a mídia que se desenvolvia na época, influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem.

História

Origens do Gênero

Por se tratar de gêneros musicais que foram influenciados e influenciam em ritmo acelerado, a delimitação exata de onde termina o R&B ou o soul e começa o rock and roll é impossível de ser apontada, mas aceita-se que as “origens” do rock and roll remontam entre as décadas de 1940 e 1950, através de uma combinação de diversos gêneros musicais populares na época. Estes incluíram: o gospel, a folk, o blues – em especial as formas elétricas desenvolvidas em MemphisNova Orleans e Texas – à base do boogie woogie tocado no piano e um jump blues, que se tornaram conhecidos como a fusão R&B. Também adicionaram-se influências de country e jazz.

No entanto, elementos de rock and roll podem ser ouvidos em gravações country da década de 1910 e blues dos anos 1920Muitos brancos norte-americanos experimentaram o jazz e blues afro-americanos, que, frequentemente, eram relegados à condição de “race music” (código da indústria fonográfica para estações de rádio de rhythm and blues) e que raramente eram ouvidos pela corrente majoritária branca.

Poucos músicos negros de rhythm and blues, notadamente Louis Jordan, The Mills Brothers e The Ink Spots, alcançaram algum sucesso, embora em alguns casos (como o da canção Choo Choo Ch’Boogie, de Jordan), este êxito tenha sido alcançado com canções escritas por compositores brancos. O gênero western swing da década de 1930, geralmente tocado por músicos brancos, também seduziu fortemente o blues e diretamente influenciou o rockabilly e o rock and roll, como pode ser ouvido, por exemplo, na canção Jailhouse Rock, de Elvis Presley, de 1957.

O desenvolvimento do rock and roll foi um processo evolutivo, não há um registro único que pode ser identificado como inequivocamente “o primeiro” disco de rock and roll. Candidatos para o título de “primeiro disco de rock and roll” incluem “Strange Things Happening Everyday” de Sister Rosetta Tharpe (1944); “Rock Awhile” de Goree Carter (1949); “Rock the Joint” de Jimmy Preston (1949), que mais tarde foi regravado por Bill Haley & His Comets, em 1952; “Rocket 88” de Jackie Brenston and his Delta Cats (na verdade, Ike Turner e sua banda The Kings of Rhythm), gravada na Sun Records de Sam Phillips em março de 1951, em termos de sua grande impacto cultural em toda a sociedade em americano e em outros lugares do mundo, “Rock Around the Clock” de Bill Haley, foi gravada em abril 1954, mas não foi um sucesso comercial até o ano seguinte, é geralmente reconhecido como um marco importante, mas foi precedida de muitas gravações das décadas anteriores em que os elementos do rock and roll pode ser claramente detectados.

Voltando mais algumas décadas, o rock and roll pode traçar uma linhagem para o distrito de Five Points, em Manhattan, em meados do século XIX, cenário da primeira fusão pesadamente rítmica de danças africanas com a melodia de gêneros europeus (especialmente de origem irlandesa).

Em 1956, no filme Rock, Rock, Rock, Alan Freed interpreta a si mesmo e diz ao público que “Rock and roll é um rio musical que tem absorvido muitos riachos: rhythm and bluesjazzragtime, canções de cowboycountry e folk. Todos contribuíram para o big beat.”

A tabela abaixo aponta algumas, mas não todas, as principais influências sobre o rock and roll. O que deve ser salientado é que, antes do rock and roll, a música foi categorizada por: raça, nacionalidade, localização, estilo, instrumentação, técnicas vocais e até mesmo por religião. No entanto, com a imensa popularidade e sucesso comercial de Elvis Presley em 1956, o Rock and roll se tornou um objeto angular da indústria musical americana. Nunca mais a música foi definida e categorizada desta forma.

 

COMMENTS (4)

  • #-#-#-#-# 1extracted.pot (PACKAGE VERSION) #-#-#-#-# #-#-#-#-# 2extracted.pot (PACKAGE VERSION) #-#-#-#-#

    Uma loja que se preocupa em propagar cultura além de vender seus produtos tem que valorizar.

      • #-#-#-#-# 1extracted.pot (PACKAGE VERSION) #-#-#-#-# #-#-#-#-# 2extracted.pot (PACKAGE VERSION) #-#-#-#-#

        Lembrando que é um resumão mesmo esse post! Mas já deu pra entender um pouco da história do rock

  • #-#-#-#-# 1extracted.pot (PACKAGE VERSION) #-#-#-#-# #-#-#-#-# 2extracted.pot (PACKAGE VERSION) #-#-#-#-#

    Parabéns pela iniciativa apesar de que parte do post foi retirado do wikipédia

Escreva sua revisão

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

Precisa de Ajuda? Chat via Whatsapp
X